Quando uma agência de marketing é recomendada?

Hoje em dia, cada empresa pode cuidar da própria hospedagem de site e manutenção do mesmo, otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) e publicidade em mecanismos de pesquisa (SEA) para uma presença online de sucesso.

No entanto, em conversas com clientes empresariais, muitas vezes é possível descobrir que principalmente muitas pequenas e médias empresas não estão suficientemente familiarizadas com o marketing online. 

Manter-se atualizado com seus conhecimentos nessa área é um desafio demorado que nem todo empresário pode arcar. Com este desafio você pode contar com o apoio de agências especializadas em otimização de sites de empresas, entre outras coisas. Nós nos perguntamos quando essa agência de marketing online seria recomendada para você.

Quando uma empresa precisa de uma agência de marketing online?

As razões pelas quais um empresário usa a ajuda de uma agência de marketing são muitas vezes muito diferentes e dependem muitas vezes de até que ponto o empresário já lidou com sua presença online. Podemos citar alguns exemplos.

Exemplo 1:

Um empresário procura uma agência de marketing, mas tem apenas uma vaga ideia do sucesso que seu site lhe trouxe até agora. Frequentemente, o obstáculo é a nova presença da concorrência na web. O empresário naturalmente deve ou deseja seguir o exemplo.

A agência online pode ajudar aqui reunindo e comparando números do setor, ajudando a formular os objetivos que devem ser alcançados com o site e mostrando os meios e formas individuais de alcançá-los.

Exemplo 2:

Uma empresa busca objetivos específicos com seu website, mas as vendas online desejadas, números de download ou consultas de contato etc. ficam aquém das expectativas. 

Nesse caso, uma agência de marketing examina de perto se e como as medidas foram avaliadas até agora e mostra alternativas sensatas.

É melhor trabalhar com a agência de marketing  para desenvolver novas ideias com as quais os objetivos possam ser alcançados de forma realista.

Exemplo 3:

Para algumas empresas, o esforço envolvido em manter e otimizar sua presença online é subestimado. O tempo necessário não pode mais ou não pode ser totalmente coberto internamente.

Em tais casos, a agência de marketing pode dispensar a empresa de partes importantes, por exemplo, cuidar da colocação de publicidade em mecanismo de busca, promover a estrutura natural do site, por exemplo, criando textos de blog ou estar disponível regularmente como um consultor para a empresa.

Se um empresário ainda não tiver certeza se precisa de uma agência de marketing, se pergunte o seguinte:

Eu preciso de uma agência de marketing? Um teste rápido:

  • Estou à frente da concorrência com meu site? Ou estou ficando para trás? Exemplo de um site responsivo, página de fãs no Facebook, etc.
  • O conhecimento especializado está disponível internamente ou há alguém na minha empresa que possa adquirir o conhecimento necessário e gerenciar as medidas de marketing online?
  • Formulei metas claras que desejo alcançar com meu site? Eu controlo seu sucesso?

Aqueles que podem responder a essas perguntas com “não” estão em melhores mãos com uma agência de marketing. Uma boa agência irá ouvi-lo atentamente, olhar para o seu site de forma objetiva e, em seguida, trabalhar com você para encontrar a melhor solução para você e suas opções. “

O que você pode esperar de uma agência de marketing online?

Ao saber, QUE OBJETIVOS a empresa deseja ATINGIR com a ajuda de uma agência de marketing, um bom profissional de marketing online é, antes de mais nada, um bom ouvinte e filtra na conversa quais objetivos o empreendedor deseja alcançar, por exemplo, se a visibilidade nos motores de busca deve ser melhorada, comentários positivos de clientes em seu site ou vendas móveis aumentadas.

A agência de marketing é então responsável por mostrar as formas e possibilidades adequadas para atingir esses objetivos e ajudar a encontrar a estratégia certa.

Uma boa agência não deve e não pode prometer a você o azul do céu na primeira conversa, mas irá analisá-lo cuidadosamente antes de fazer qualquer declaração firme.

Frequentemente, também tem a desagradável tarefa de atrasar o cliente se seus objetivos não forem realistas (“dominação mundial com pouco orçamento”) ou se ações precipitadas forem planejadas que não tragam o sucesso desejado.

Você deve ser capaz de esperar um crescimento constante de uma boa agência de marketing. A melhor maneira de conseguir isso é por meio de um plano de marketing sólido, que será expandido continuamente com as últimas tendências de marketing e ideias novas e criativas.

Com uma agência de marketing, não estou cedendo o controle?

Não. A agência não pode decidir por você, você tem que fazer isso sozinho. Uma agência de marketing pode aconselhar e recomendar, analisar dados, fazer previsões e buscar uma solução por muito tempo – mas não pode fazer uma coisa, assumir o controle!

Recomendo ao empresário que discuta e defina seu orçamento com a agência para que haja clareza de ambos os lados. 

Não é incomum que o intercâmbio regular entre a agência e o empresário, bem como a apreciação mútua, sejam um fator de sucesso.

Assim como na construção de uma casa, a agência dá uma mão, ajudando a puxar, embelezar e melhorar. Mas o dono sempre mantém o controle!

Como posso reconhecer uma boa agência de marketing?

Como você reconhece um bom arquiteto, um bom restaurante, um bom consultor tributário? Em termos de recomendações e, acima de tudo, de sua intuição. Você precisa conseguir trabalhar de forma eficaz com a agência e a agência com você e seus funcionários.

Deve ser possível colocar todos os fatos abertamente sobre a mesa e ser capaz de trocar ideias abertamente. Uma boa agência mostra seu apreço e mantém uma relação comercial amigável. Essa é a melhor base para uma cooperação de sucesso.

Uma boa agência de marketing online também pode se afirmar no mercado por anos. Você pode ver isso de um lado no ano de fundação da agência e de outro nos projetos de referência que a empresa tem para oferecer.

Você deve ser avisado sobre agências que fazem promessas que não podem cumprir. Quem conhece o segredo do algoritmo do Google ou dá garantia de primeiro lugar no ranking dos buscadores está simplesmente trabalhando em dúvida. Metas definidas com antecedência também podem ser comprovadas por números.

Para o empresário, em última análise, é decisivo que seu orçamento seja investido de forma mais eficiente através do uso de uma agência e que um resultado ainda mais lucrativo seja alcançado.

Com a ajuda de ferramentas de análise da web, como o Google Analytics gratuito, as conversões (visibilidade, cliques, downloads, consultas, vendas, ligações, etc.) agora podem ser facilmente rastreadas.

Uma boa agência de marketing não tem problemas em ser avaliada por ela e não tem medo da transparência.

Mas como faço para encontrar a agência que me convém?

Na maioria dos casos, não é possível julgar de um ponto de vista técnico se a agência terá sucesso ou não. Mas você pode ouvir sua intuição e tentar descobrir se a pessoa que me explica tudo isso parece autêntica e está por trás de suas palavras.

Também não posso fazer mais nada se o meu engenheiro estrutural me explicar que o meu plano para a construção de interiores não funciona assim.

Ou quando o advogado me diz que o processo de checkout em meu site não conclui contratos legalmente válidos com os clientes. Então, se você não tem o pressentimento certo, apenas mantenha suas mãos longe dele.