O que é um escritório de coworking e como funciona?

A tendência dos empreendedores e freelancers não é mais trabalhar em casa, mas buscar espaços compartilhados para desenvolver seus projetos. O motivo não tem a ver apenas com a economia, mas também com a expansão das redes e a saída para o mundo. O Brasil saiu timidamente da convenção de escritórios como o conhecíamos e gradualmente se rendeu a essa tendência global: cerca de 16.000 locais desse tipo já estão registrados em nosso país, com a região metropolitana condensando a metade deles.

O Coworking é uma forma de trabalhar que permite a profissionais autônomos, empresários e PMEs partilharem um mesmo espaço de trabalho, tanto físico como virtual, para desenvolver os seus projetos profissionais de forma independente, promovendo projetos conjuntos.

O conceito nasceu em São Francisco em 2005 devido a mudanças na economia. Como seres humanos, somos sociais; e nossa economia é cada vez mais social, com mais contatos, com mais interações. Graças à evolução da internet, estamos mais produtivos do que nunca. Uma única pessoa é capaz de fazer o trabalho que uma empresa costumava fazer.

Geralmente, cada pessoa recebe uma mesa ou área de trabalho semelhante, acesso à Internet e outros serviços, como uma estação de chá ou café e bicicletários, para citar alguns.

Essa forma de trabalhar fomenta relações entre profissionais de diversos setores que podem levar ao relacionamento cliente-fornecedor e, geralmente, gera-se um sentimento de pertencimento a uma comunidade de pessoas que frequentam o escritório de coworking.

Para quem está fazendo coworking?

Se procura flexibilidade, um ambiente de trabalho profissional e preços razoáveis, o coworking pode ser uma boa ideia para si. Os utilizadores dos escritórios de coworking são na sua maioria freelancers e empresários, profissionais do conhecimento para os quais o seu computador e smartfone são suficientes para realizar o seu trabalho profissional e que procuram algo mais do que uma cadeira, uma mesa e uma ligação à Internet. do dia a gente já tem isso em casa, e acima de tudo está pago.

Aprofunde-se:

Economia colaborativa | Tudo sobre consumo colaborativo

Exemplos de economia colaborativa | Conheça os melhores e mais bem-sucedidos

Vantagem

Vantagens de um escritório coworking

Permite que o empreendedor economize custos de alugar um ambiente de trabalho a um preço mais acessível, essencial para começar uma atividade empresarial.

  • Maior Flexibilidade de taxas e prazos para assinatura de contratos, o que possibilita a adaptação às contingências das empresas autônomas e recém-criadas.
  • Oferece a possibilidade de estabelecer sinergias com outros parceiros de trabalho, empreendedores e empresas que atuam no mesmo ambiente de trabalho.
  • Oferece a flexibilidade em horários de saída e entrada como se fosse o seu próprio ambiente de trabalho, o que permitirá conciliar vida pessoal e profissional.

A Coworking Ribeirão Preto possui confortáveis ​​estações de trabalho; sala de reuniões; cabine telefônica privada; impressora, armários privados; Amplo e confortável salão, inclusive banheiro, cozinha, geladeira, lava-louças e muito mais. Acesso à internet de alta velocidade com fibra ótica via WiFi, impressora e copiadora com acesso digital. Espaço partilhado com excelente luminosidade, boa ventilação, ar condicionado e um agradável ambiente familiar. Os Esperamos! Visite: Aluguel de salas por hora em Ribeirão Preto