6 Dicas para comparar empréstimos e como escolher o melhor

Quando contratar um emprestimo

As contas acumularam, um equipamento importante estragou ou quer abrir seu próprio negócio? Recorrer a um empréstimo nessas ocasiões pode ser vantajoso, desde que se tenha planejamento e faça uma avaliação eficiente.

Antes de solicitar este tipo de serviço, é necessário comparar as condições de juros e parcelamento das diferentes instituições disponíveis.

Além disso, saber escolher o tipo de crédito financeiro também é importante de levar em consideração.

Não é uma tarefa fácil, sem as informações necessárias. Por conta disso, trouxemos seis dicas que lhe ajudarão a escolher o melhor empréstimo.

Quais são os tipos de empréstimo?

Seja qual for a necessidade — como quitar dívidas, adquirir um bem material ou para cursar uma faculdade — há um tipo de crédito que seja mais apropriado.

Independente da finalidade, optar por fazer uma concessão financeira é um momento delicado que requer atenção e informações sobre as opções disponíveis.

Por conta disso, explicaremos algumas variedades de empréstimos. Conhecendo-as, torna-se mais fácil fazer a melhor escolha.

Empréstimo com garantia

Neste tipo de crédito, deixa-se um bem como garantia no contrato, podendo ser veículo, imóvel, jóias ou o salário do indivíduo.

Não havendo o pagamento, e sem renegociação da dívida, a credora pode solicitar a alienação do bem, ficando com o domínio dele.

Entre as vantagens, estão os juros menores e prazos maiores para fazer o pagamento desse tipo de empréstimo.

Crédito consignado

Direcionado para assalariados, servidores públicos, aposentados e pensionistas, o crédito consignado é descontado na folha de pagamento.

Ótima opção para as pessoas que não querem deixar os bens como garantia e procuram por juros baixos.

Empréstimo pessoal

Esta é uma opção sujeita a análise de crédito em bancos de dados, como Serasa e Boa Vista. Portanto, é interessante ter um bom comportamento financeiro, pagando suas dívidas em dia.

É direcionado para pessoa física e não necessita de garantia contratual. Apesar de ser fácil de ter o crédito aprovado, possui taxas altas de juros.  

O que deve ser levado em consideração ao escolher o banco ideal?

Credito consignado

Há um aumento dos empréstimos online, por conta dos diversos bancos com atendimento online e as fintechs (tecnologia financeira) como Nubank, Mobills e PicPay. Esse fato auxilia nas pesquisas por créditos com taxas melhores.

Outros pontos devem ser considerados no momento de escolher o local da concessão financeira, como veremos abaixo.

 1. Procure primeiro o seu banco

Caso você já tenha conta em uma instituição financeira, entre em contato com ela. O banco pode ter ofertas exclusivas, com parcelamentos e juros mais atrativos. Além disso, é um local de confiança para você.

 2. Veja todas as taxas do empréstimo

Lembre-se de comparar os créditos levando em consideração o mesmo tempo de parcelamento e o valor que será adquirido.

Conforme a quantidade de parcelas diminui ou aumenta, as taxas e encargos são diferentes, por isso, o ideal é compará-las.

Atente-se para as taxas de juros — mensais e anuais —, os seguros, os impostos e o CET — Custo Efetivo Total.

 3. Compare o CET com outros bancos e veja qual oferece o menor custo

Referente ao valor final do crédito, o CET contabiliza todas as taxas que serão pagas.

Antes de contratar o empréstimo, certifique-se de todos os valores que serão acrescentados a ele, como tarifas e encargos.

 4. Fuja de instituições não autorizadas

Para ter certeza de que o local que você está fazendo o crédito é confiável, verifique se a empresa é autorizada pelo Banco Central. Sabendo se ela pode realizar atividades ou não, você evita fraudes e prejuízos.

 5. Consulte a reputação do banco

Antes de efetivar o crédito financeiro, pesquise sobre o banco em plataformas de reclamações de clientes, como o Reclame Aqui, veja suas avaliações nas redes sociais e em seus respectivos sites.

Caso tenha abertura para falar sobre isso com amigos e familiares, peça recomendações para eles.

Assim, é possível escolher um banco que seja positivo para alguém próximo, fazendo com que as chances de sucesso sejam maiores.

É importante se prevenir buscando informações para evitar golpes financeiros ou uma experiência negativa.

6. Desconfie de ofertas muito vantajosas

Com tantas possibilidades de fazer uma concessão financeira, até mesmo de forma totalmente online, é interessante ficar atento para ofertas que parecem boas demais.

Claro que vantagens devem ser consideradas no momento de escolher o melhor crédito. Entretanto, tenha cuidado com as que são atrativas em excesso.

Cuidado com as empresas que não realizam análise de crédito, possuindo juros baixíssimos com valores de crédito altos.

Quando contratar um empréstimo?

Está com dúvida se deve ou não contratar um crédito? É uma decisão importante e que compromete parte da sua renda mensal até que a dívida seja quitada.

Por conta disso, faça uma análise da situação e das possíveis soluções para o seu problema. 

Você pode contratar um empréstimo quando está com uma dívida que ultrapassa o seu orçamento e não quer ficar negativado, para financiar um imóvel ou uma faculdade e até mesmo fazer uma viagem.

Certifique-se de que fazer um crédito financeiro é a melhor maneira. Procure pelo tipo adequado ao seu perfil.

Além disso, tenha um objetivo claro para o dinheiro e faça um planejamento de como pagará a dívida.

Este artigo sanou as suas dúvidas? Caso tenha ficado alguma delas ainda, conte nos comentários.