7 erros comuns que arruinaram seu negócio

Se você é um empreendedor provavelmente está ciente dos desafios que existem em trabalhar por conta própria e manter um negócio saudável, mas existem alguns erros que podem arruinar um negócio se você não tomar cuidado.

Para te ajudar a se proteger desses erros, reunimos sete dos principais erros que podem arruinar um negócio e vamos te ajudar a entender como evitar essas falhas para ter um negócio saudável.

Desconhecer a concorrência

O primeiro erro é começar a empreender sem conhecer a concorrência. Isso é muito perigoso, já que sem saber como seus concorrentes atuam, você não tem condições de competir com eles.

Até mesmo grandes empresas realizam pesquisas de mercado para entender como concorrentes menores trabalham dentro de uma região. Esse tipo de pesquisa pode te ajudar a entender quais são os pontos fortes e os pontos fracos dos seus concorrentes.

Além disso, se você está começando a trabalhar em um mercado muito competitivo, estudar seus concorrentes pode te ajudar a ter ideias para desenvolver o seu negócio, por isso faça pesquisas antes de começar a empreender.

Desconhecer os clientes

Outro erro fatal para quem está começando a empreender é desconhecer os clientes. Se você já tomar cuidado ao pesquisar sobre os clientes para tentar compreender as necessidades deles, você dificilmente vai ter êxito dentro do trabalho.

O segredo de todo bom negócio é ter um bom relacionamento com os consumidores. Para seu empreendimento se manter saudável, e para que ele possa se desenvolver, você precisa conhecer cada cliente e as necessidades deles.

Além disso, é importante conhecer o público alvo dos seus produtos ou serviços, ou seja, você precisa conhecer as pessoas mesmo antes de se tornarem seus clientes.

Não saber o momento certo de agir

Todo empreendimento depende de uma sequência de boas ações e decisões pontualmente executadas. Você precisa saber como agir e quando agir na gestão do seu empreendimento.

É verdade que muitas vezes nós podemos ficar inseguros em adotar uma estratégia nova, ou iniciar um projeto dentro do empreendimento, entretanto, a insegurança e a falta de ação podem comprometer o sucesso do seu negócio.

É por esse motivo que você precisa conhecer a fundo o seu negócio para saber como e quando agir. Tomar decisões na hora certa pode te ajudar a crescer e levar o seu empreendimento com você.

Investir em estratégias fracassadas de marketing

Um erro muito comum e que pode ser letal para um empreendimento é investir em estratégias de marketing fracassadas. Esse tipo de ação só serve para esgotar os recursos da sua empresa e até para prejudicar a perspectiva do público.

O objetivo das estratégias de marketing é dar reconhecimento ao seu empreendimento e divulgar seus serviços ou produtos. Estratégias fracassadas podem afetar a forma como as pessoas enxergam o seu negócio.

Sabendo disso, fique atento para estudar sobre as principais estratégias de marketing, principalmente sobre o marketing digital. Além disso, se possível contrate especialistas em marketing digital para te ajudar a desenvolver uma presença virtual sólida.

Mentir sobre o produto

Agora uma das piores falhas que um empreendedor pode cometer é mentir sobre o produto. Esse tipo de postura afeta muito a imagem do empreendimento, e de forma negativa.

Para que seu negócio possa crescer e se desenvolver, os consumidores precisam sentir que podem confiar em você. Se você ou seus colaboradores mentem sobre o produto, as pessoas dificilmente vão confiar na sua empresa.

Além disso, à medida que seus clientes notarem que sua empresa não possui um compromisso com a verdade, eles vão começar a fazer um marketing negativo da sua empresa, ou seja, falar mal do seu produto e da sua empresa para outros.

Isso vai fazer com que qualquer chance de sucesso da sua empresa vá para o ralo. Por isso, não tente mentir sobre o produto.

Se importar mais com a venda que com o cliente

Muito cuidado com essa falha. Vender realmente é importante, mas também é muito importante ter um bom relacionamento com o seu cliente. Não se importe mais com a venda do que com o cliente, isso pode afetar o futuro da sua empresa.

Uma premissa verdadeira é, mais vale um cliente satisfeito do que uma venda grande mais inadequada. Dessa forma, adote a seguinte postura: venda o produto certo para o cliente certo, independente do lucro que você vá obter com a venda.

Não ter um pós venda

estrategias de venda

Além de pensar nas necessidades do consumidor antes da venda, você também precisa mostrar que se importa com ele durante o pós-venda.

As pessoas normalmente ficam muito felizes quando recebem atenção especial das empresas, como suporte para dúvidas, coleta de opinião e outras ações que expressam a preocupação da empresa com o cliente.

Um bom cuidado durante o pós-venda pode ser a diferença entre um cliente e um freguês. Então, fidelize seus clientes através de um bom suporte no pós-venda.

Espero que este artigo tenha te ajudado a entender como você pode evitar os 7 erros comuns que arruinaram o meu negócio. Se gostou deste artigo, compartilhe com outros!