Como acabar com os calos nos pés? Seu guia ajudante

Entre os vários tipos de calos, os mais comuns são a hiperqueratose cutânea, ou espessamento da pele que se desenvolve em resposta à compressão ou fricção contínua. No caso específico dos calos, esses espessamentos cobrem uma área extensa da pele, sendo mais dura e seca.

Quais são os sintomas dos calos? Normalmente, esses calos estão associados a uma sensação de queimação e as áreas onde eles são mais fáceis de se formar são o antepé, a parte superior dos dedos ou o calcanhar.

Se você notar o aparecimento desses sintomas e está se perguntando como eliminar os calos nos pés, saiba que dependendo do tamanho do problema serão necessários diferentes tratamentos, desde nutrir a pele com cremes específicos até lixar manualmente a pele resistente.

Usar sapatos confortáveis ​​adequados para as atividades diárias ou usar cremes emolientes com frequência pode ajudar a prevenir o aparecimento de calos.

Calos nos pés: como remover?

As causas da formação de calos incluem o uso de sapatos desconfortáveis, muito estreitos ou muito largos, ele é o resultado do estresse excessivo da pele. E Como remover calos nos pés? Aqui estão alguns truques simples para levar na vida.

Livre-se de sapatos desconfortáveis! A primeira regra para eliminar os calos é evitar continuar a usar muitos sapatos apertados ou desconfortáveis. Se ao usar um determinado par de sapatos, e notar o aparecimento de dor e vermelhidão na pele, evite usá-los, principalmente por tempo prolongado (durante o trabalho). Aconselhamos também o uso de sapatilhas femininas sem salto e que garantam conforto para o pé quando começa a aparecer os calos, evitando assim uma maior irritação da pele.

Suavize e alisa os calos. Livrar-se de calos nos pés geralmente requer a remoção da pele seca e dura. Você pode usar uma pedra-pomes, uma lixa abrasiva ou um rolo esfoliante. 

Como proceder? Depois de mergulhar os pés por cerca de meia hora, use tratamentos anti-calos específicos para suavizar a área do pé onde estão os calos e por fim, use um dos itens acima para remover a área afetada.

Faça um escalda-pés pelo menos uma vez por semana. É um ritual simples que não leva muito tempo e, se realizada em conjunto com uma rotina de beleza constante, traz muitos benefícios para os pés. Repita uma ou duas vezes por semana para manter as solas dos pés macias e limpas.

Use protetor para calos. Eles são indicados para um tratamento completo de remoção de calos, em particular os adesivos que contêm ácido salicílico, uma substância com propriedades esfoliantes que ajuda a reduzir o calo.

E os remédios naturais para calos?

Entre os vários remédios para calos, há também alguns remédios caseiros que costumam ser acompanhados de produtos naturais para esfoliar ou suavizar a pele dos pés. Entre os remédios naturais mais comuns para calos, você pode encontrar esses:

  • Azeite e limão
  • Óleos essenciais
  • Bicarbonato
  • Camomila

Embora sejam substâncias naturais com diferentes propriedades benéficas, nosso conselho é evitar o faça você mesmo e sempre usar produtos testados, para evitar reações cutâneas ou outras condições problemáticas que possam resultar de um uso inadequado de substâncias na pele.

Falando em produtos naturais, um bom conselho na hora de cuidar dos pés é preferir produtos enriquecidos com substâncias naturais, como cremes à base de manteiga de karité, óleo de coco e outros óleos vegetais. As substâncias que compõem esses cremes são muito eficazes para suavizar a pele e podem impedir que ela endureça novamente.

Eliminando calos: pensamentos finais

Calos e calosidades costumam surgir nas partes mais finas do pé, justamente porque não há gordura suficiente para proteger nessas áreas. Você reconhece um calo porque ele é amarelado que geralmente se forma no antepé (parte de baixo do pé), no dedão (especialmente se você tiver joanete) ou no calcanhar.

Para eliminar os calos é importante antes de tudo reconhecer o problema, então em caso de dúvida o primeiro passo a seguir é entrar em contato com um médico para definirmos juntos como continuar com a remoção. Por fim, lembre-se que além de usar produtos para eliminar os calos, é importante cuidar dos pés diariamente e de forma consistente.