A importância da autoestima na hora da conquista

Dá para medir o seu sucesso ou felicidade analisando a sua autoestima. Em outras palavras: quando você não tem a segurança para colocar em prática seus projetos, algo pode não dar certo.

Ter autoestima não significa ser arrogante, pretencioso ou “convencido”, mas é ser seguro sobre o seu real valor, capacidade e qualidades.

A verdade é que muita gente sofre com a autoestima baixa porque não olham para dentro e esquecem de notar o quanto podem ser bons em vários aspectos.

Quando você não sabe da sua capacidade, precisa de afirmações e validações de outras pessoas, o que pode te deixar vulnerável, sensível e dependente.

O problema é que estar limitado e dependente faz com que você passe insegurança ao seu parceiro e normalmente faz com que ele se sinta com um peso maior nos ombros – por esse motivo, muitos terminam o relacionamento.

Por outro lado, estar confiante, conhecendo seus defeitos e qualidades e os aceitando, pode fazer com que você conquiste quem deseja (mesmo que ele ou ela ainda não te conheça).

Mas será que essa pessoa está mesmo interessada em você?

Pode ser que você já tenha sofrido demais e por isso não queira se envolver com alguém que não esteja realmente interessado em você. Fique tranquilo, esse é um sentimento muito comum.

Sabemos que a sedução é uma arte, mas também temos a noção de que investir em alguém que não temos a mínima chance pode ser doloroso e afetar de maneira negativa a sua autoestima.

É por isso que você precisa saber se essa pessoa tem alguma espécie de interesse em você antes de investir nela e se machucar.

Mas como seria possível conhecer os sentimentos das pessoas? Você teria que perguntar a elas?

Na verdade, nem é preciso, porque todas as pessoas falam mesmo que não digam uma palavra. Isso é chamado de linguagem corporal e ela pode ser sua aliada para descobrir o que estão pensando sobre você.

Fizemos um artigo aqui sobre como saber se uma pessoa gosta de você com a linguagem corporal e isso é totalmente possível.

Mas agora que você já sabe do interesse do outro, como fazer com que sua autoestima não seja um problema na conquista? Criamos algumas dicas para que você se sinta melhor consigo mesmo e conquiste a pessoa dos sonhos. Confira a seguir!

Esquecer o passado

A famosa pergunta que muitos se fazem antes de começar uma conquista é “Será que isso vai dar certo?”, mas iniciar uma conquista pensando dessa maneira já é um sinal ruim.

É claro que muitas pessoas sofrem com traumas do passado. De repente, você teve um relacionamento em que doou tudo de si mas não teve o retorno que esperava, foi traído ou se machucou profundamente.

Por este motivo, nossa primeira dica é que você esqueça o passado e pense positivo. Antes de ficar pensando se vai dar certo pelo fato de já ter dado errado alguma vez, lembre-se o quanto você amadureceu com isso e quais lições teve no relacionamento anterior.

Não se vitimize por conta do que já aconteceu

Tudo é questão de experiência e não se vitimizar por conta de relacionamentos anteriores faz com que sua autoestima fique lá em cima.

Por exemplo: você foi traído e está pensando que foi vítima, provavelmente ficará imaginando se a outra pessoa é melhor que você e o que ela tinha para que o seu parceiro da época fizesse aquela escolha.

Esse pensamento não é bom e vai te deixar pra baixo, fazendo com que as pessoas ao seu redor nunca te vejam como alguém superior. Por isso, entenda sim que você merece mais do que uma traição, mas que você é dessa maneira e que a atitude errada foi da outra pessoa.

Ser mais confiante sobre suas qualidades

aumentar a auto-estima sendo confiante

Quando você aceita seu passado e pensa positivo, entende que é mais forte que tudo isso e que tem qualidades que merecem ser mostradas.

Sendo mais confiante em quem você é e sobre as suas qualidades únicas e importantes, você consegue se valorizar mais e achar alguém que realmente mereça sua atenção na hora de conquistar.

Algumas das consequências positivas de ser confiante é pensar primeiro em você e não se comparar com outras pessoas. Entenda melhor!

Pensando primeiro em você

Não é egoísmo, é valorização. Você só dedica seu tempo a conquistar alguém quando essa pessoa merece isso.

Claro que é bacana se dedicar a outras pessoas e mostrar que elas são valiosas – inclusive, é uma ótima maneira de conquistar alguém – mas até para tentar valorizar alguém, será necessário se valorizar primeiro.

Não se comparar a ninguém

O pior erro ao tentar conquistar alguém é se comparar a outras pessoas. Provavelmente, já deve ter visto algum filme de comédia romântica; já notou que sempre que o mocinho tenta imitar o galã, ele acaba não conquistando ninguém?

Isso porque cada um tem o seu jeito e personalidade; siga isso e seja você, não se compare a outras pessoas, tentando ser algo que não é.

Cuidar da aparência

Se alguém te disse que não se importa com a aparência, está te enganando e talvez esteja fazendo isso com ela mesma.

Isso porque a aparência de uma pessoa pode não ser a parte principal para ser conquistado, mas com certeza influencia na sedução e interesse.

Já parou pra pensar por que muitos casamentos acabam? As pessoas pensam que possuem as outras para sempre e esquecem que precisam se arrumar e conquistá-las diariamente.

Alguns dos pontos mais importantes na conquista é: sorriso e cabelo. É provado que essas são as coisas que mais influenciam na hora de alguém se sentir atraído por você.

Cuide de sua alimentação, faça uma dieta balanceada e cuide de seu corpo
Se sua aparência abre portas na hora da conquista, cuidar da sua alimentação pode ser a chave necessária. Por isso, cuide de sua alimentação com uma dieta balanceada e nutritiva. Caso esteja um pouco acima do peso, aposte em uma dieta simples e eficiente, como a dieta da sopa, por exemplo. Não é preciso se tornar rato de academia, mas ter uma boa aparência física certamente vai te ajudar e a alimentação é parte importante disso.

Cuidando dos cabelos

De acordo com o Dr. Julio Cesar Yoshimura, do www.juliocesaryoshimura.com, cuidar dos cabelos é essencial para ter uma vida saudável e uma autoestima melhor.

Os cabelos são importantes porque representam a sua imagem e é por isso que afeta diretamente sua autoestima.

Por isso, se você estiver cuidando deles, vai se sentir mais satisfeito consigo mesmo e logo vai conquistar uma pessoa de maneira mais fácil.

Se afastar de pessoas tóxicas

Quem não tem uma boa autoestima vive com medo de que as pessoas não gostem delas, fica com medo de não ser boa o suficiente para alguém e também não tem coragem de enfrentar seus desafios na hora da conquista porque não se acha bom o suficiente.

Quando isso acontece, é normal que pessoas se aproveitem de você e te desvalorizem. O pior é que você normalmente não nota isso e acaba fazendo o que a outra pessoa quer, tentando ser perfeito o tempo inteiro.

Por isso, a nossa dica para aumentar a sua autoestima e melhorar a sua conquista, é importante que você comece a notar as pessoas tóxicas que estão ao seu lado e que te levam pra baixo.

Valorizando a sua imagem

Claro que ninguém gosta de ser sozinho, mas na verdade para que você conquiste alguém, é importante começar com uma reforma nas suas amizades.

Isso porque, se você tinha uma baixa autoestima, provavelmente está cheio de pessoas tóxicas ao seu lado.

Então, valorize a sua imagem primeiro e comece novas amizades que também enxergue quais são as suas qualidades, defeitos e que te coloque pra cima.

Começar com novos hábitos, lugares e postura

Para finalizar, é importante que como uma nova pessoa que quer ser visto de maneira diferente mais confiante, é legal procurar lugares que te deixem mais confortável.

Estar em um lugar desconfortável faz com que você se sinta um “peixe fora d’água” e acabe te deixando pra baixo, por isso escolha ambientes que tenham a ver com você.

Além disso, adote posturas e hábitos mais confiantes, que mostrem o seu melhor lado. Pense que se você quer, você pode e consegue e isso vai fazer com que você acredite em si mesmo.

Quando você tem confiança, começa a ter atitudes e mostrar segurança na hora de conquistar alguém.

E além da aparência, uma das coisas que mais atraem pessoas é a confiança. Já reparou em alguém que não era tão bonito, mas que conseguia conquistar pessoas ao redor?

Isso acontece porque elas têm atitude e mostram que confiam nelas mesmas, que são capazes de conseguir o que querem – acredite, isso é um indicador muito bom na hora da conquista.

Mudar de ares realmente ajuda? Tenha personalidade

A resposta é sim, mudar de ares pode te ajudar bastante a construir uma nova pessoa, que seja mais confiante, interessante e conquistadora.

Porém, não adianta mudar o local se você continua colocando os sentimentos e vontades dos outros antes das suas, porque geralmente isso mostra falta de personalidade.

Uma dica para começar a treinar isso é: exponha suas opiniões e peça coisas também em vez de só fazer por alguém.

O relacionamento ou conquista é uma troca e não adianta você fazer de tudo por alguém se ela não retribui isso para você.

Por isso, não tenha medo de expor sua personalidade e vontades com quem está conversando. Fique tranquilo, isso não vai te fazer perder alguém; pelo contrário, se a pessoa gostar de você, vai te valorizar também e mostrar que se importa. E aí, você já segue essas dicas? Tem algum problema com sua autoestima que não consegue resolver? Então, comente e vamos conversar sobre o assunto!